Imprimir

ODS 6 o que é e qual o seu objetivo?

Ligado .

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram um plano global para uma vida futura melhor, proposto pela ONU. Entre os itens, o Objetivo número 6 (ODS 6) – intitulado Água Potável e Saneamento – busca assegurar a gestão sustentável, o saneamento e a disponibilidade de água para todas as pessoas, independentemente de sua situação econômica, social ou política.

 

Até 2030

Em menos de 10 anos, a proposta da ODS é que a água potável tenha alcançado acesso universal e equitativo para todas as pessoas. Outro desejo é que o acesso ao saneamento e a higiene adequada também seja dada para toda a população, além de erradicar a defecação a céu aberto. É cobrada uma atenção especial para mulheres, meninas e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A qualidade da água também está no horizonte para 2030, com a intenção de que ela seja melhorada com a redução da poluição e diminuição na liberação de produtos químicos. A intenção é reduzir pela metade a proporção de águas não tratadas e aumentar a reciclagem e a reutilização.

Até 2030, a proposta também é aumentar a eficiência do uso da água e garantir que as retiradas sejam sustentáveis, reduzindo a quantidade de pessoas que sofrem com escassez do líquido.

A administração do recurso hídrico também é uma preocupação. Até o final desta década, existe o objetivo de implementar uma gestão integrada em todos os níveis, com cooperação entre fronteiras, ampliando a cooperação internacional.

A ONU também vê como objetivo apoiar a capacitação para países em desenvolvimento, com programas relacionados à água e ao saneamento. Essas formações devem buscar informar sobre a coleta de água, o uso eficiente dela, o tratamento de efluentes e quais tecnologias podem ser utilizadas para a reutilização.

Realidade

A ODS 06 também estipulava que, até 2020, os ecossistemas relacionados à água deveriam ser protegidos e restaurados, incluindo áreas de montanhas, florestas e zonas úmidas. Rios, aquíferos e lagos também estão na relação.

Por fim, a mesma ODS reforça que as comunidades locais devem ser apoiadas e fortalecidas, com o intuito de melhorar a gestão da água e do saneamento.

O que são as ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam fazer um apelo para que todo o mundo se una para erradicar a pobreza, garantir que todos possam viver com paz e prosperidade, e proteger o meio ambiente e o clima. A proposta foi lançada em 2015 pela Organização das Nações Unidas através da chamada Agenda 2030, que é composta por 17 objetivos. O esforço deve ser de um trabalho conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil.

Trabalhe com quem é comprometido

A Ecolibra Engenharia está comprometida com os serviços e as atividades de qualidade e inovadoras que protejam o meio ambiente. Todos os projetos trabalham sob o conceito da Agenda 2030, com os ODS, já que se trata de um compromisso de toda a sociedade.

Caminhe com a gente em seu projeto em uma ação que preserve o equilíbrio do planeta Terra!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.