Imprimir

O que é o ODS 11

Ligado .

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem um plano global para uma vida futura melhor, construído pela ONU. Entre eles, o Objetivo número 11 (ODS 11) - chamado Cidades e Comunidades Sustentáveis – tem a intenção de transformar as cidades em ambientes mais inclusivos, seguros, resilientes e, é claro, sustentáveis.

O ODS 11 também se preocupa em proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, sem deixar a economia de lado. Para isso, outro objetivo estipulado é o apoio das relações sociais, econômicas e ambientais que sejam positivas para o desenvolvimento. O suporte a países menos desenvolvidos, com assistência técnica e financeira, priorizando a realização de construções sustentáveis, também estão no horizonte.

 

Até 2030

A maioria dos itens da ODS 11 se referem a objetivos a serem alcançados até o final desta década. O acesso à habitação segura, adequada e com preço acessível deve ser garantido a todos, com serviços básicos, promovendo a urbanização das favelas.

Da mesma forma que a habitação é prioridade, o acesso ao transporte de qualidade também deve ser realizado até 2030. Os sistemas devem ser seguros, acessíveis, sustentáveis e com preço acessível, com atenção especial ao transporte público – que deve ser expandido – e para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Outro pilar é a urbanização inclusiva e sustentável, que deve ser ampliada e executada com planejamento e assentamentos humanos participativos e integrados. Desta forma, até 2030, será possível também reduzir o impacto ambiental nas cidades, tendo atenção à qualidade do ar e descarte de resíduos.

Outro objetivo é que os números de mortes e de afetados por catástrofes sejam reduzidos, diminuindo as perdas econômicas geradas. Para que isso seja alcançado, também é preciso o acesso universal a espaços públicos seguros, acessíveis e verdes.

Até 2020

O ODS 11 também apresenta um objetivo que deveria ter sido alcançado até 2020: aumentar o número de cidades e assentamentos humanos que adotem políticas integradas para a inclusão, a eficiência dos recursos, a adaptação às mudanças climáticas e a resiliência a desastres. O gerenciamento do risco de desastres, em todos os níveis, é outro ponto de atenção que deveria ter sido atendido, utilizando o como base o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030.

O que são as ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem um apelo para que todo o mundo seja unido para erradicar a pobreza, garantir que todos vivam com paz e prosperidade, e proteger o meio ambiente e o clima. Lançada em 2015 pela Organização das Nações Unidas através da chamada Agenda 2030, a proposta é composta por 17 objetivos e deve ser realizada pelo trabalho conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil.

Trabalhe com quem é comprometido

A Ecolibra Engenharia está comprometida com os serviços e as atividades de qualidade e inovadoras que protejam o meio ambiente. Todos os projetos trabalham sob o conceito da Agenda 2030, com os ODS, já que se trata de um compromisso de toda a sociedade.

Caminhe com a gente em seu projeto em uma ação que preserve o equilíbrio do planeta Terra!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Temos mais um artigo que pode te interessar sobre o ODS 6. Clique aqui e faça uma boa leitura.