Imprimir

Entenda o que são as ODS e qual o objetivo da ODS 9

Ligado .

ODS 9

A Organização das Nações Unidas lançou a ODS em 2015 pela chamada Agenda 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem-se de uma Agenda internacional das Nações Unidas e tem como objetivo estabelecer um plano para um futuro melhor do planeta e das pessoas. 

Os ODS estão estruturados em 17 Objetivos e 169 metas sendo que cada um destes objetivos, por meio de temas específicos buscam reverter os problemas existentes, bem como apontar caminhos sustentáveis para o futuro. 

Entre os temas está o Objetivo número 9 (ODS 9): Indústria, Inovação e Infraestrutura – o qual busca a construção de infraestruturas resilientes, o fomento da inovação e a promoção de uma indústria mais inclusiva e sustentável.

Objetivos gerais

O ODS 9 se refere, principalmente, à infraestrutura de qualidade e sustentável. Por isso, entre as metas, está o desenvolvimento de infraestruturas confiáveis, sustentáveis e resilientes, pensando nos mercados local e regional, em que o bem-estar humano esteja estimulado. Para isso, o foco está em ofertar preços acessíveis a todos e o acesso equitativo, independentemente do tamanho das corporações.

Outro objetivo geral da ODS 9 é aumentar o acesso de pequenas indústrias e outras empresas aos serviços financeiros, com maiores possibilidades de crédito e integração em cadeias de valor e mercados. 

O apoio ao desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação em caráter nacional também é um objetivo estipulado pela ODS 9, em que países ainda em processo de evolução precisam de ambientes políticos propícios para agregar valor às commodities e diversificar a indústria.

Até 2030

Assim como boa parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a ODS 9 apresenta metas que devem ser atingidas até 2030. A indústria deve ser mais inclusiva e sustentável devem ser promovidas e, até o final desta década, aumentar sua participação no PIB e na geração de empregos. A meta é que a taxa seja dobrada em países menos desenvolvidos.

A infraestrutura e a reabilitação das indústrias – para que sejam sustentáveis – também devem ser modernizadas até 2030. A eficiência deve ser aumentada com adoção de tecnologias e processos ambientalmente corretos, atuando de acordo com suas capacidades. 

 

Os objetivos se referem a diferentes setores, como a ODS 6, que fala sobre água potável e saneamento, e o ODS 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis.

 

Por fim, até o final da década, a pesquisa científica deve ser fortalecida e as capacidades tecnológicas melhoradas em todos os países, com olhar especial para a inovação. As empresas também precisam aumentar o número de trabalhadores focados em pesquisa, com maiores gastos em desenvolvimento e elaboração de planos preocupados em mudar estratégias de forma inteligente e sustentável.

Trabalhe com quem é comprometido

A Ecolibra Engenharia realiza projetos que estimulam e se preocupam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O conceito da Agenda 2030 é aplicado em nossos serviços, principalmente por ser um dever de toda a sociedade civil. 

 

Veja fazer seu projeto preservando o equilíbrio do planeta Terra!

 

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.