ODS 7 ECOLIBRA
Imprimir

ODS 7: Energia Limpa e Acessível; veja o que é

Ligado .

O ODS 7 – Energia Limpa e Acessível - é umdos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma lista de metas para que o mundo tenha um futuro melhor, mais sustentável e seguro.

 

Desenvolvida pela ONU, são diferentes áreas contempladas e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 (ODS 7) busca garantir o acesso à energia para todas as pessoas, de modo confiável, sustentável e a preço acessível.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma carta que aborda os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas do Brasil e do mundo. Sua intenção é promover a união dos povos tendo como foco a erradicação da pobreza, a garantia de que todos vivam em paz e prosperidade, e a proteção do meio ambiente e do clima.

O lançamento do ODS foi realizado pela Organização das Nações Unidas em 2015 pela chamada Agenda 2030, considerado um plano para fortalecer a paz mundialmente.

A carta de ODS é composta por 17 objetivos, e deve ser executada pelo trabalho conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil. Cada ponto fala de um setor específico de negócio ou da sociedade.

Entre eles, estão o ODS 6, por exemplo, que fala sobre água potável e saneamento, reforçando que é necessário assegurar a gestão sustentável, o saneamento básico e a disponibilidade de água para todas as pessoas, independentemente de sua situação econômica, social ou política. Outro aspecto atendido pela proposta dos ODS é a indústria e infraestruturas, por meio do ODS 9, que busca a construção de infraestruturas resilientes, o fomento da inovação e a promoção de uma indústria mais inclusiva. Um terceiro item é o ODS 11, que por sua vez, reflete sobre cidades e comunidades sustentáveis e a intenção de transformar as cidades em ambientes mais inclusivos, seguros, resilientes e, é claro, sustentáveis.

Até 2030

Todos os objetivos do ODS 7 devem ser realizados até o final desta década, ou seja, 2030. O primeiro ponto reforça o objetivo geral, de que serviços de energia tenham acesso universal, confiável, moderno e com preços que estejam de acordo com a realidade de cada pessoa.

As energias renováveis ainda devem ter sua participação aumentada na matriz energética global, e a taxa global de eficiência energética dobrada até 2030.

A cooperação internacional é outro ponto deslumbrado pelo ODS 7, que é algo reforçado por todos os objetivos estipulados pela ONU. Até o final da década, a pesquisa e o acesso a tecnologias de energia limpa deve ser algo realizado de forma conjunta pelos países, estimulando o uso de energias limpas, com eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e menos danosas ao ambiente.

Essa aliança que sobrepõe as fronteiras, ainda, deve se preocupar em promover um maior investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias limpas, com foco em um futuro limpo e em sintonia com a natureza.

Por fim, até 2030, a infraestrutura geral deve ser expandida e a tecnologia para o fornecimento de energia modernizada. Os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares e países sem litoral precisam que os serviços de energia sejam modernos e sustentáveis.

Trabalhe com quem é comprometido

A Ecolibra Engenharia executa projetos que estejam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Todos os nossos serviços seguem os valores da Agenda 2030, principalmente por ser um dever de toda a sociedade civil.

Veja fazer seu projeto preservando o equilíbrio do planeta Terra!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.