Imprimir

Quais são as Unidades de Conservação do Rio de Janeiro?

Ligado .

Avaliação Ecológica Rápida em Unidades de Conservação do Rio de Janeiro apresenta 17 áreas preservadas e que são instituídas pelo poder público; conheça

As Unidades de Conservação são consideradas áreas relevantes de preservação e defesa da paisagem local. São importantes áreas de lazer e, ao mesmo tempo, mantêm a biodiversidade e o ecossistema ativo.

No Rio de Janeiro, são consideradas 17 Unidades de Conservação geridas pelo município. Na área da capital fluminense, estão inseridas ainda unidades de conservação federais e estaduais, com gestão compartilhada, como o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Parque Estadual do Grajaú, o Parque Estadual da Chacrinha, a Reserva Biológica de Guaratiba, a APA do Gericinó/Mendanha e a APA de Sepetiba II.

O que são

As Unidades de Conservação são espaços territoriais integrados aos seus recursos ambientais, incluindo a água. Estas áreas possuem características naturais relevantes, e são legalmente instituídas pelo poder público (em qualquer uma das três esferas), com objetivos de conservação cujos limites são definidos para garantir a adequada proteção e conservação. Sendo assim, as Unidades de Conservação também têm o objetivo de proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica, bem como aquelas com características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural.

Quais são

Ainda dentro das Unidades de Conservação, há a classificação de Unidades de Proteção Integral, que são aquelas que têm o objetivo básico de preservar a natureza podendo haver o uso indireto dos seus recursos naturais.

Nesta categoria, estão 15 dos 17 parques apresentados pela “Avaliação Ecológica Rápida em Unidades de Conservação do Rio de Janeiro”, conforme publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro em dezembro de 2020. Para conhecer todos detalhadamente, é possível conferir o ebook.

As Unidades de Conservação do Rio de Janeiro são:

  1.       Parque Natural Municipal da Cidade
  2.       Parque Natural Municipal Darke de Mattos
  3.       Parque Estadual do Grajaú
  4.       Parque Natural Municipal de Marapendi
  5.       Parque Natural Municipal da Catacumba
  6.       Parque Natural Municipal Bosque da Barra
  7.       Parque Natural Municipal Chico Mendes
  8.       Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos
  9.       Parque Natural Municipal da Freguesia
  10.   Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha
  11.   Parque Natural Municipal da Prainha
  12.   Parque Natural Municipal de Grumari
  13.   Parque Natural Municipal da Serra da Capoeira Grande
  14.   Parque Natural Municipal da Barra da Tijuca – Nelson Mandela
  15.   Parque Natural Municipal Paisagem Carioca

Monumento Natural

Há também o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, local que tem o objetivo de preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. A área no bairro da Urca foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural em 1973 e é onde fica o conhecido Bondinho do Pão de Açúcar.

Unidades de Uso Sustentável

Outros dois espaços, conforme “Avaliação Ecológica Rápida em Unidades de Conservação do Rio de Janeiro”, são considerados Unidades de Uso Sustentável. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. São elas:

  1.       Área de Proteção Ambiental da Orla Marítima
  2.       Área de Proteção Ambiental das Brisas

Para saber mais

Conheça todas as Unidades de Conservação do Rio de Janeiro pelo ebook “Avaliação Ecológica Rápida em Unidades de Conservação do Rio de Janeiro”. O acesso é gratuito! Clique aqui.

Trabalhe com quem é especialista

A Avaliação Ecológica Rápida (ERA) do estudo apresentado pelo Rio de Janeiro teve condução técnica realizada pela Ecolibra. Ao todo, o projeto contou com a atuação de 79 profissionais das áreas de biologia, oceanografia, engenharia ambiental e florestal, além de auxiliares de campo.

Quer contar com a Ecolibra para realizar um estudo semelhante? Veja nossos serviços e fale com nossos especialistas!