Imprimir

Quais são as ODS 4 e 8?

Ligado .

ODS 4 E ODS 8 ECOLIBRA

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número 4 e 8 (ODS 4 e ODS 8) falam sobre um mundo pautado pela educação de acesso universal e o crescimento econômico com trabalho decente a todos. Um objetivo acaba sendo consequência do outro.

Desenvolvidos pela ONU, os dois objetivos integram uma lista de metas para que o mundo tenha um futuro melhor, mais sustentável e seguro.

ODS 4 – Educação de qualidade

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 (ODS 4) reforça a necessidade de um mundo em que a educação seja inclusiva, equitativa e de qualidade. Ela também precisa ser uma porta de oportunidade de aprendizagem para todas as pessoas, independentemente de sua vida.

Dados anuais do MEC (Ministério da Educação) mostram o quanto o Brasil possui diferenças expressivas entre regiões, populações e acesso à educação de acordo com a renda. Sendo assim, a ODS 4 nos lembra que os ensinos primário e secundário são eficazes, que todos os meninos e meninas concluem estas etapas iniciais. A formação de qualidade da primeira infância terá reflexo nos anos seguintes, principalmente com a eliminação da disparidade de gênero no acesso.

A matemática e a alfabetização são pilares nesta construção. Essas duas disciplinas devem ser garantidas a todas as pessoas, pelo menos, a nível básico. No Brasil, por exemplo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019 aponta que a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos). Além disso, os conhecimentos básicos devem ser pautados pela igualdade, cultura de paz e cidadania global.

Até 2030, a ODS 4 propõe que todas tenham acesso à educação técnica, profissional e superior com preços acessíveis, incluindo a nível universitário. A oferta de bolsas de estudo para países em desenvolvimento e a formação de professores também são visados pela ODS 4, na intenção de uma cooperação internacional pela educação.

ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8 (ODS 8) tem relação com a ODS 4 por ser uma consequência dele. Com uma população educada e formada, o crescimento econômico conseguirá ser sustentável, inclusivo e com trabalho decente a todas as pessoas. Sendo assim, a ODS 8 tem uma preocupação com a economia global para que os países menos desenvolvidos consigam evoluir.

Entre as metas estabelecidas até 2030, o emprego pleno e produtivo – com remuneração equitativa e disparidade de gênero – é uma das mais importantes. No Brasil, conforme a consultoria IDados de 2022, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil.

A formação de micro e pequenas empresas, a redução da taxa de jovens sem emprego e erradicar a escravidão moderna também estão levantadas pela ODS 8. A eliminação do trabalho infantil, assim como a utilização de crianças-soldado, completa a meta.

Em termos quantitativos, a ODS 8 colocou como meta um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos. Os recursos globais no consumo e instituições financeiras acessíveis a todos reforçam essa necessidade econômica.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  foram lançados pela Organização das Nações Unidas em 2015 pela chamada Agenda 2030, considerado um plano para fortalecer a paz mundialmente. A carta de ODS é composta por 17 objetivos e, entre eles, já falamos sobre:

- ODS 6, sobre água potável e saneamento;

- ODS 7, sobre energias renováveis e acessíveis;

- ODS 9, sobre a indústria e infraestruturas;

- ODS 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis

Trabalhe com quem é comprometido

A Ecolibra Engenharia executa projetos que estejam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Todos os nossos serviços seguem os valores da Agenda 2030, principalmente por ser um dever de toda a sociedade civil.

Venha fazer seu projeto preservando o equilíbrio do planeta Terra!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.