Imprimir

Quais são os ODS 5 e 16?

Ligado .

ods 5 e ods 16

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número 5 e 16 (ODS 5 e ODS 16) falam sobre igualdade de gênero e justiça, com instituições eficazes.

Os dois objetivos prezam por um mundo melhor e sem diferenças entre todas as pessoas, a paz em primeiro lugar.

Desenvolvidos pela ONU, os dois objetivos integram uma lista de metas para que o futuro seja  melhor, mais sustentável e seguro.

 

ODS 5 – Igualdade de gênero

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 (ODS 5) estabelece que a igualdade de gênero seja atingida e que mulheres e meninas sejam empoderadas, com elas em evidência nas ações da humanidade. Todas as formas de discriminação também devem deixar de existir, com foco na eliminação da violência contra a mulher, incluindo tráfico e exploração sexual.

Uma pesquisa da Fundação SM por meio do Observatório da Juventude na Ibero-América aponta que 19% (aproximadamente 1 em cada 5 pessoas) pensam que é normal que, nos relacionamentos, o homem controle a mulher. O ODS 5 pede que as mulheres tenham seu espaço, com garantia de direitos e que sejam empoderadas.

O acesso à educação sexual, incluindo os direitos reprodutivos e a presença de mulheres em cargos de liderança, também estão no ODS 5. Um estudo realizado pela Grant Thornton mostra que as mulheres estão em 38% dos cargos de liderança no Brasil. É preciso aumentar o uso de tecnologias de base e também fortalecer políticas sólidas que promovam esta igualdade entre os gêneros.

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 16 (ODS 16) tem relação com a ODS 5 por prezar um mundo em que as instituições trabalhem com igualdade de gênero. Isso deve ser uma meta universal.  Sendo assim, é preciso a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável, com acesso à justiça e organizações responsáveis e eficazes em todos os níveis.

Desta forma, o ODS 16 reforça a necessidade do fim da violência, o abuso e tortura de crianças os fluxos ilegais de armas e a reduzir a corrupção e o suborno. Entre 180 países analisados pelo Índice de Percepção da Corrupção (IPC), o Brasil ocupou a 96ª colocação em 2021.

Uma governança global com participações dos países em desenvolvimento, assim como a participação de instituições que cooperem com a prevenção de violência, também é prioridade do ODS 16.

O que são os ODS?

Lançados pela Organização das Nações Unidas em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  compõem um plano para fortalecer a paz mundialmente. A carta de ODS, que integra a chamada Agenda 2030, é composta por 17 objetivos e, entre eles, estão:

- ODS 4, sobre educação de qualidade

- ODS 6, sobre água potável e saneamento;

- ODS 8, sobre trabalho decente e crescimento econômico

- ODS 9, sobre a indústria e infraestruturas;

- ODS 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis

Trabalhe com quem é comprometido

Os projetos desenvolvidos pela Ecolibra Engenharia estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os nossos serviços seguem os valores da Agenda 2030, por ser um dever de toda a sociedade civil.

Veja fazer seu projeto preservando o equilíbrio do planeta Terra!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.