Desenvolva cidades mais modernas com responsabilidade e compliance ambiental. Estudos ambientais neste campo buscam orientar o planejamento urbano de maneira sustentável, promovendo o crescimento das cidades de forma responsável, eficaz e em conformidade com as regulamentações ambientais.

  • Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB: Estabelecido pela Lei Federal 11.445/2007, o plano é um instrumento de planejamento da cidade no que diz res-peito aos serviços públicos de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Além dis-so, sem PMSB, o município não pode solicitar recursos federais para projetos destas áreas.
  • Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PGIRS: Documento técni-co embasado na Política Nacional de resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal nº 12.305/2010 – que define a gestão integrada de resíduos sólidos em um “conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a con-siderar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social de um municí-pio ou consórcio destes.
  • O Plano Diretor de Água – PDA ou Plano de Abastecimento de Água: Compreende os estudos demográficos, distribuição espacial da população, definição dos consumos “per capitas”, vazões atuais e futuras, capacidade hidrológica do corpo/fonte de abas-tecimento e aspectos ambientais, definindo diretrizes, premissas e alternativas para a cobertura dos serviços de abastecimento de água de um município ou consórcio destes.
  • O Plano Diretor de Esgoto – PDE ou Plano de Esgotamento Sanitário: Compreende os estudos demográficos, distribuição espacial da população, definição dos consumos “per capitas”, vazões atuais e futuras, capacidade do corpo receptor e aspectos ambi-entais, definindo diretrizes, premissas e alternativas para a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário de um município ou consórcio destes.
  • Plano de Drenagem Municipal: Documento que define um dos eixos do plano seto-rial como componente da política ambiental urbana, para orientar as ações do mu-nicípio com relação às condições de drenagem das águas do território.
  • Plano de Manejo de Unidades de Conservação:Documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabe-lece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso.
  • Projeto Bandeira Azul: Estruturação da certificação do Projeto Bandeira Azul que se define como uma iniciativa global que certifica praias, marinas e embarcações de tu-rismo que cumprem critérios rigorosos de sustentabilidade ambiental, segurança e educação. É uma forma de reconhecimento e incentivo à preservação do meio am-biente costeiro e marinho, promovendo o turismo sustentável e consciente.
  • Projeto Orla: Estruturação do Projeto Orla que se define como uma iniciativa do governo brasileiro que tem como objetivo promover o ordenamento e a gestão in-tegrada das áreas costeiras do país.